sexta-feira, 24 de junho de 2011

Emocional ou Racional ?

Ás vezes gostava mesmo de ter o dom de saber o que os outros pensam, o que estão a sentir, gostava que por um momento tivesse as palavras certas.
Gostava de ter um lado mais humano, ser mais emocional. Mas,se pensarmos bem até onde esse lado nos leva?
Se agirmos apenas com o coração e sentimentos obtemos sofrimento , mágoa, desilusão e levamos uns belos dias a recuperar a sarar as feridas.
Eu acho que antes de seguir o emocional devíamos pensar antes no racional, pois infelizmente há pessoas neste mundo que se aproveitam dos sentimentos dos outros para os humilhar ou mesmo para tirar partido das fraquezas alheias, explorando - as e a partir dai conseguirem o que querem.
Por mais que todos queiramos não conseguimos que estes dois lados exerçam influências equilibradas na nossa vida ou somos demasiado emocionais e acabamos por nos magoar ou somos demasiado racionais e acabamos por nunca descobrir o significado da palavra amor e da palavra felicidade.

Por isso pergunta não pode existir um equilíbrio entre os dois?

Ou nós, seres humanos, somos regidos por dois extremos tão complexos que não podem trabalhar em conjunto?


6 comentários:

  1. Extremos - lados opostos.

    Saber o que os outros pensam ou sentem não seria bom para nós. O melhor é mesmo lutar com o sentimento e com o coração! Pois isso si trará a felicidade sabes? Muitos podem se aproveitar, como dizes mas no entanto o coração sabe sempre o caminho a seguir.

    O texto está muito simples. Mas olha: dá certezas. O "eu acho" faz-te perder credibilidade num texto como este, sabes?

    «Se agirmos apenas com o coração e sentimentos obtemos sofrimento , mágoa, desilusão e levamos uns belos dias a recuperar a sarar as feridas.» - Discordo pelas razões que já te disse *

    ResponderEliminar
  2. Gostei do texto.
    Sim, a verdade é que se agirmos apenas com o coração, podemos obter sofrimento e ser desiludidos... Por outro lado (há sempre um outro lado), se não vivermos com ele, também não alcançamos a felicidade. Viver com o lado racional... Acredita, já tentei viver assim e não me trouxe a mínima satisfação. Claro, sorria. Claro, ria-me. Claro parecia feliz. Mas não passava de fachada - era o meu cérebro, a massa cinzenta dentro da minha cabeça, que forçava tudo.
    Claro, não digo que devamos viver apenas com o coração e esquecer a mente... Como dizes, deve sempre haver um equilíbrio. Tudo o que é em demasia, é mau.

    Mas continua a escrever, gostei bastante ;)

    ResponderEliminar
  3. primeiro que tudo, adorei o texto!
    agora... equilíbrio não sei se há mas podemos sim viver emocionalmente e racionalmente ao mesmo tempo... apenas temos de perceber quando temos de agir conforme o coração e quando devemos dar ouvidos à razão :)

    ResponderEliminar
  4. Selo para ti no "Shut Up, Killjoy .|." :D

    ResponderEliminar
  5. E outro selito no The Rest Is Still Unwritten ^^

    ResponderEliminar